Utopia entre Lar de idosos e Residência para Idosos

21/02/2011 Uncategorized

Surge sempre uma incógnita, quanto aos termos aplicados, quando se fala em lar de idosos e residência para idosos. Avaliando somente os termos aplicados, estas estruturas não são o mesmo, isto porque um lar de idosos sendo um estrutura de índole social com uma qualidade e um profissionalismo muito elevado para os idosos presta um serviço permanente, a residência para idosos é uma estrutura com as mesmas ideologias, contudo a diferença centra-se na independência dada ao idoso face à instituição, habitando em residências independentes e com uma qualidade acima da média.
As residências para idosos tem uma complexidade para o idoso mais necessitado, isto é, são estruturas direccionadas para classes sociais preferencialmente abastadas, com rendimentos elevados, devido aos serviços e mordomias inerentes a uma instituição deste tipo, como é o caso do serviço de recepção que estas unidades prestam ao idoso, como ajuda em marcação de barbeiro ou cabeleireira, obtenção de ingressos para eventos de índole cultural, envio de correio pessoal, apoio e acompanhamento no acesso ao mundo virtual em especial o da internet, entre outros.
Nestas residências os aposentos (quartos e/ou suites) tem uma higiene diária com mudança de todo o tipo de adornos como lençóis e toalhas. Têm um serviço de enfermaria diário com médico de família presente na estrutura duas a três vezes ao dia, sendo mesmo prestado o serviço de urgência médico, onde o médico a solicitação do utente se desloca a este com a maior brevidade possível, encaminhando-o mesmo para uma urgência hospitalar.
Nos cuidados continuados e mais críticos de doentes com problemas de demência, imobilidade, etc, as residências assistidas procuram elaborar caso necessário planos de apoio individual para controlo de medicação, entre outros, bem como apoio na higiene diária do utente.
È de realçar que as últimas residências a surgir no mercado já prestam serviços muito amplos como, spa, ginásio, cabeleireiro, esteticista, treinador pessoal, entre outros.
Em suma, as residências assistidas são estruturas luxuosas com uma qualidade acima da média que prestam um serviço de qualidade ímpar aos seus utentes /clientes.

Apenas membros podem comentar. Login ou Registe-se!