Banco de memórias para pessoas com doença de Alzheimer


21/09/2015 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Sem categoria


Banco de memórias

Perante a problemática da perda de memória  em pessoas que sofrem de Alzheimer existe agora em Portugal  o “Banco de Memórias”.

 

Esta iniciativa parte de uma parceria entre a Alzheimer Portugal e o Centro Virtual do Envelhecimento que já efectuava este trabalho na nossa vizinha Espanha , mas agora a partir de 21 de Setembro de 2015 já é possível doar as suas memórias para este Espaço Online.

 

Como se sabe esta demências afecta principalmente a capacidade cognitiva da pessoa tornando-a dependente pela perda de memória, deterioração da capacidade de pensar, concentrar e até de comunicar.

Perante isto cada pessoa pode doar as suas memórias em vídeo imagem ou texto para mais tarde poder rever ou deixar para familiares reverem. Ainda é possível neste site ser apadrinhado por alguém o que na prática é alguém deixar as suas memórias neste banco.

Esta iniciativa visa consciencializar para a problemática associada à doença de Alzheimer.

 

Este tipo de demência em Portugal é uma das dificuldades enfrentadas por muitas estruturas residências para idosos(lares de idosos) pois estas estavam adaptadas apenas para pessoas que ainda se encontravam independentes e isso de momento não acontece.

Segundo um estudo efectuado pela União das misericórdias 3 em cada 10 Idosos residentes em lares tinham demência e 80% tem já alterações cognitivas.

Esta é uma realidade da qual não se pode negar e esta associação Portuguesa de Familiares e amigos de Alzheimer tem feito uma bom trabalho e mais ainda com esta iniciativa de louvar.

Assim  as pessoas que sofrem com esta doença vão poder de futuro consultar  ou poder ver suas memórias expostas para o mundo e para si próprias e assim não se vão perder.

Se quer doar as suas memórias a este Banco tal já não é possivel em 2017 pois não está activo.Banco de memórias

 

 

Comentários / Feddback deste Lar