Planear visitas a lares de idosos

17/01/2011 Uncategorized

Para a famíllia que está pesquisando e  procurando uma estrutura lar de idosos nas grandes cidades ou centros populacionais que acente nas ideologias formadas e pré-concebidas por quem precisa dos serviços de um lar, não é tarefa fácil quer a nível do foro psicológico como físico, dado a necessidade de se centrar num somatório de varíaveis complexas, tais como a proximidade da residência dos familiares, serviços de urgência dessas estruturas, instalações (decoração e interiores), qualidade das estalações, profissionais existentes e os diferentes serviços prestados, não esquecendo e pondo de parte, pois é um dos pontos importantes, o valor monetário a pagar para suportar o idoso no lar.
É de realçar que estas pesquisas não são algo de transcendentes, pois como se pode verificar os meios de comunicação, como é o caso da internet são cada vez mais um ponto de partida (vide o site directório lar de idosos ), contudo ainda se pensa muito no contacto directo e presencial com estas estruturas, pois assim se pode visionar e tirar algumas conclusões e ilações do serviço prestado, como da segurança e qualidade dessas estruturas.
Devemos realçar que esta hipótese da visita presencial é muito importante para sí e para o seu idosos dado que para sí pode ser ideal o lar mas, para o idoso já não é , não serve e não o satisfaz.  Deve também visitar lares de idosos dispares e em locais diferentes da sua região por forma a obter uma visão mais detalhada da realidade destes serviços.
lar de idosos integrado numa cidade, tem uma realidade dispar de uma casa ou asilo ou mesmo lar de uma área limítrofe como é o caso das zonas rurais.
As barreirascondicionadoras são muitas, tais como: os acessos rodoviários, as condições acústicas dos próprios quartos e da estrutura lar em geral, não falando das actividades prestadas ao ar livre.
Como é do conhecimento geral, as actividades ao ar livre são muito importantes para a qualidade de vida do idoso e dos idosos, pois proporciona uma abertura do idoso ao exterior e ao mundo onde ele esteve até ir para o lar, não ficando limitado a um isolamento no seu canto ou no seu quarto como o “passaro numa gaiola”.
Para uma pequena reflexão exemplificativa, ao pesquisar na internet pelos termos “lar de idosos em Lisboa” com um resultado numérico de 157 mil resultados, ou o termo “ lar de idosos no Porto” com um resultado de 279 mil resultados, dá para concluir que os artigos de opinião e informação nesta área são explicitos da procura da estrutura Lar nestas zonas urbanas.
Devemos realçar que é um bom motivo para procurar e obter informações detalhadas dos lares e planear visitas a lares de idosos  sem qualquer  desespero, remetendo mesmo para informações vigentes naws listas telefónicas, jornais diários semanais e mensais, bem como regista dispares como é o caso das revistas de decoração e interiores.
O estar o mais próximo possível do seu familiar, é um bom motivo para retomar a sua pesquisa e visita a lares, dado que é uma mais valia de uma visita quase diária e muito importante e de agrado para o seu idoso ser visitado e estar em contacto permanente com os que lhe são mais queridos, sendo mesmo menos penoso para o idoso.
Com esta reflexão você já pode tirar algumas ilações e dúvidas,  para que não o leve ao desespero e consequentemente a tomar decisões precipitadas. Obtenha também algumas informações sobre a legalidade dos locais que vai visitar ou visitados, junto da Segurança Social, çpor forma a refletir com o idoso ou familiar que irá estar no papel de utente no Lar.
Pode e deve realizar também  via telefónico uma chamada  para os lares, afim de saber a disponibilidade, e marcar então a visita.
Realize uma lista de dúvidas a esclarecer, por forma o tirar essas mesmas dúvidas quando passar no lar, mesmo procedimento deve ser feito com o familiar idoso, no caso destas existirem, para saber se o lar poderá corresponder às mesmas espectativas do idoso.
Uma vez no lar de idosos deve procurar levar o idoso para também este conhecer todas as áreas, horários, actividades, preços, e esclarecer todas e quaisquer dúvidas que tiver.

Apenas membros podem comentar. Login ou Registe-se!
Lar de Idosos em Coimbra
18/01/2011
Responder

[…] que ocorre em qualquer pessoa se deslocar de qualquer zona de Portugal Continental para este centro urbano é uma possibilidade de colocar o seu familiar idoso, referência esta já realçada num outro […]

Legalidade e normas reguladoras dos Lar de Idosos
18/01/2011
Responder

[…] condições de funcionamento e manutenção do mesmo, para que quando qualquer família procure planear visitas a lares de idosos, esta tenha alguma […]