Como melhorar a gestão de um lar de idosos

31/01/2015 Uncategorized

O serviço num lar de idosos ou casa de repouso é repleto de singularidades próprias de um local que deve ser um espaço com um bom ambiente e bem organizado. Para que isso aconteça é muito importante que o gestor do lar ou em muitos casos a directora técnica esteja dotada de conhecimentos não apenas de relação interpessoal para lidar com os idosos mas mais importante de gestão do espaço no seu todo.
Quando aqui se fala de gestão de um lar de idosos referimos a várias  áreas de intervenção de entre elas:
Assegura que o lar está de acordo com a legislação reguladora(Aqui link para artigo);
Garantir a organização física do lar de idosos ou casa de repouso
Gerir os recursos humanos do lar de idosos
Gerir os recursos sociais da instituição que gere
Planear as intervenções no lar.
Passos para licenciar um lar de idosos;(Aqui link para licenciar lar)
lar gestãoEstas e muitas outras áreas de intervenção poderiam ser aqui enumeradas, mas o mais importante aqui a salientar é a necessidade de experiência ou melhor ainda de formação especializada na área e não basta apenas conhecimentos de gestão em geral.
Neste âmbito em Portugal está agora a alargar-se horizontes para a necessidade formativa na área de o idosos com vários cursos de geriatria e agora para os gestores de lares ou normalmente chamados de director técnico/a.
Para estes últimos o ISLA é uma instituição preocupada com esta nova tendência e abriu vagas em Santarém uma Pós-Graduação em Gestão e Organização de Lares e Casas de Repouso (Residencias Assistidas).
Esta é uma formação aberta a técnicos e licenciados da área que queiram alargar conhecimentos para melhorar a gestão diária de um lar de idosos e com a possibilidade de ingressão em mestrado de área subjacente ministrada no ISLA.
Saiba mais sobre esta Pós-graduação em gestão de Lares(link http://www.santarem.unisla.pt/index.php/ensino/cursos/pos-graduacoes/item/250-gest%C3%A3o-e-organiza%C3%A7%C3%A3o-de-lares-e-casas-de-repouso) com atribuição de créditos ECT .
 
Para além desta ainda existe outra formação de 48 horas direccionado para esta área com curso de gestão organizacional de lares e casas de repouso pela iniciativa da Associação Amigos da Grande Idade(Link para o curso)
 
http://www.associacaoamigosdagrandeidade.com/empresas-associadas/formacao/gestao-de-lares-de-idodos/

Apenas membros podem comentar. Login ou Registe-se!