Gestão Lares de idodos

Como melhorar a gestão de um lar de idosos

O dia-a-dia de uma instituição como um lar de idosos ou como agora é nomeado de Estrutura residencial para pessoas idosas (ERPI)  é repleto de singularidades próprias, onde deve existir um bom ambiente e muita organização.

Para que isso aconteça é muito importante que responsável máxima que na maioria dos casos é a diretora técnica esteja dotada de conhecimentos não apenas de relação interpessoal para lidar com os idosos mas mais importante de gestão do espaço no seu todo.

Para ajudar a que melhore a sua intervenção vamos deixar aqui 8 dicas para ajudar a melhorar a gestão de um lar de idosos:

1-Defina objetivos claros e concisos. 

O que pretende obter da forma como gere o  seu lar de idosos? Passa por melhorar a qualidade dos serviços prestados, aumentar a satisfação dos utentes e familiares, ou reduzir os custos?

Assim que consiga definir os seus objetivos, pode começar a definir estratégias para alcançá-los. Este deve ser o seu primeiro passo nesta caminhada.

2-Crie um plano de ação. 

Assim que tenha os seus objetivos definidos é hora de criar um plano de ação para alcançá-los. Este plano deve deve ser claro e conciso ,ter presente as etapas a alcançar ,o tempo que vai levar e todos os recursos necessários.

3-Implemente o plano de ação. 

Agora que o plano de ação já está delineado deve pôr o mesmo em prática . Quer isto dizer que deve garantir os recursos humanos necessários aos quais delegará as tarefas definidas por si e deve avaliar como está a decorrer a implementação do plano de ação regularmente para garantir que ele está funcionando como esperado. Se não estiver alcançando os seus objetivos, deve fazer mudanças que achar pertinentes no momento.

4-Interaja com os Utentes e familiares

Para que saiba como os utentes se sentem ,bem como as famílias ,deve ser um elemento presente, seja nas atividades com os idosos ,seja durante as visitas dos familiares aos mesmos. Assim poderá ter uma feedback das pessoas que confiaram os seus entes queridos aos seus cuidados diários.

Uma ideia que pode adoptar é de colocar no hall de entrada uma caixa de sugestões onde os familiares deixam de forma anónima algumas coisas que possam estar menos bem no seu lar e dai pode vir novas ideias para melhorar os cuidados . Na sua instituição deve sempre existir um ambiente mais calmo onde a confiança esteja sempre presente.

5-Promova a qualidade de vida dos Utentes. 

O objetivo maior de um lar de idosos passa por garantir uma vida digna e com os melhores cuidados aos seus residentes. Isso só pode ser conseguido se puder proporcionar  um ambiente seguro, calmo com todos os cuidados de conforto que esta faixa etária merece e ao mesmo tempo ser estimulante.

Para isso deve ter uma plano anual de atividades afixado em local visível , deve ter no seu lar animadores socioculturais, sessões de atividade física , fisioterapia.

6-Trabalhe com uma equipe multidisciplinar e com formação .

Um lar de idosos deve ter sempre uma equipa multidisciplinar alinhada pela mesma linha orientadora  para prestar os melhores cuidados aos utentes. Isso inclui profissionais de saúde como Médicos , enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogo, animadores socioculturais, auxiliares de ação direta entre outros.

Se possível alguns membros da equipa devem frequentar formações da área da geriatria para melhor responder às necessidades dos idosos

Seja criativo e inovador. 

Na gestão da sua instituição deve ser uma agente de mudança e sem receio de experimentar novas ideias e soluções e sempre disponível para ouvir as ideias da sua equipa.

Os mundos dos cuidados os mais idosos como qualquer outra área que envolva pessoas está em constante mudança e com novas necessidades.

7-Seja uma boa gestora de lares

Como gestora de pessoas e de lar de idosos deve optar por frequentar cursos para melhorar a a forma como gere o seu lar de idosos.

Mas enquanto não inicia o mesmo deve entre outros:

Assegurar que o lar está de acordo com a legislação reguladora
Planificar a organização física das suas instituição
Gerir os recursos humanos do lar de idosos
Gerir os recursos sociais da instituição que gere
Planear as intervenções no lar.
Deve ter um lar licenciado

Possuir alvará de funcionamento

Garantir a divulgação dos seus serviços, para isso use a nossa plataforma com lares de idosos em Portugal

8-Adquira softwares de Gestão de Lares de idosos/equipamentos sociais

Esta era uma área que até a bem pouco tempo era tudo feito em papel e sem recursos a tecnologia mas agora isto está a mudar um pouco com o aparecimento de softwares que permitem ter toda a informação da sua instituição bem como ter os registos de cuidados prestados todos informatizados .

Veja aqui algum deste programas:

Ankira

Mysenior

Hitecosystem- Software para ERPI , UCC

Softgold

Deixar um Comentário

O seu E-mail não será publicado