A Importância das ajudas técnicas nos Lares de Idosos


21/05/2017 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Noticias


Os lares de idosos recebem cada vez pessoas mais dependentes quer fisicamente quer mentalmente, as respostas disponíveis para estes casos exigem o recurso em muitos casos a ajudas técnicas.

Em Portugal surgem cada vez mais casos de pessoas com demência seja Alzheimer, Parkinson ou outras , em muitos destes casos a resposta existente é optar pela ida para centro de dia quando existe alguma independência , mas quando o estado de saúde se agrava ou a dependência aumenta a opção passa sempre pela ida para uma estrutura residencial para idosos (ERPI) que é a resposta existente para esses casos .

A realidade atual que se verifica é a opção por esta resposta quando do nível de dependência já se encontra muito elevado e quando os cuidadores já não são capazes de cuidar o seu familiar.

Para dar reposta a esta realidade não chega apenas a existência de pessoal qualificado nos lares para prestar cuidados, estes necessitam de condições materiais para os prestar, para idosos devem existem ajudas técnicas que pode ver seguida quais são bem como o papel importante que desempenha e como podem ajudar:

Andarilhos e Canadianas

OS auxiliares de marcha são uma ajuda preciosa quando os idosos apresentam entre outros desequilíbrios da marcha ou dificuldades em deambular de forma autónoma, estas duas ajudas técnicas ajudam a prolongar a independência dos idosos.

No caso dos andarilhos a oferta disponível é imensa, existem alguns com 2 rodas a assento, os clássicos com 4 apoios , alguns mais recentes com quatro rodas e travões , uma visita a qualquer loja ortopédica ou catalogo deste produtos vai ser suficiente para ficar a conhecer este mundo.andarilho 4 rodas

Para pessoas que utilizam canadianas, pode apenas ser necessário usar uma delas , ou quando tal se justifique duas, estas podem ser usadas em caso onde a pessoa consegue andar mas precisa como que de uma apoio extra na marcha para se sentir com mais confiança.

Cadeiras de Rodas

As cadeiras são imprescindíveis em qualquer ERPI, estas permitem que os idosos que não conseguem andar se desloquem ou até sejam transportados para os mais variados espaços ou situações, estas permitem até que os utentes que não conseguem andar possam ir à rua com familiares ou até para se deslocarem a consultas médicas ou participar em atividades promovidas pelo sector de animação social no exterior
cadeira de rodas

Gruas de transferência

Como se sabe existem casos de pessoas em lares de idosos que em algum momento da sua estadia ficam acamadas onde se torna difícil efetuar levante, seja por falta de mobilidade ou obesidade.

Nestas situações sé importante efetuar o levante do leito , para garantir isso deve existir em cada ERPI uma grua de transferência que permite entre outros fazer levantes da cama , seja para cadeirão ou até para permitir a transferência da cama para cadeira de higiene para levar ao chuveiro para um revigorante duche.

Cintos de imobilização

Quando os idosos nos lares já se encontram dependentes e tem de permanecer em cadeirões ou até se deslocar em cadeira de rodas é importante assegurar que estes não correm o risco de quedas, pois em muitos casos como por exemplo perante demências estes ficam desorientados no tempo e espaço e podem realmente nesses episódios cair e ter uma fratura óssea.

Para garantir que isso não acontece é deveras importante que se garanta a sua segurança física, para isso existem os cintos de imobilização e a oferta é grande podemos enumerar :
Cintos de imobilização abdominal
Cintos de imobilização abdominal como apoio Perineal

Colchões Anti Escaras de pressões alternas

Os colchões de pressão alternada são um aliado muito importante que deve fazer parte da estratégia de qualquer estrutura residencial para idosos, na prevenção de ulceras de pressão nos seus residentes.
É do conhecimento geral que com a idade surge maior dependência e alterações na nossa pele, nestes casos podem surgir feridas resultantes da permanência na cama por longos períodos, seja no caso de idosos acamados, ou até de casos em que a pessoa não se consegue alternar de posição ao longo da noite.

Uma das estratégias a adotar nestes casos é proporcionar colchão de pressões alternas e estabelecer um plano de alternância de decúbitos para que o idoso em questão não permaneça muitas horas na mesma posição na cama.

Nestas situações pode existir alguma dificuldade em identificar os casos que precisam de usar esta ajuda técnica, mas para isso os profissionais credenciados como os enfermeiros utilizam a Escala de Braden para avaliar o risco de ulceras de pressão.

Almofadas anti escaras

Um dos problemas que surgem em muitos lares é a permanência prolongada nos cadeirões dos utentes, que em alguns casos podem provocar ulceras de pressão .

Nestes como forma de prevenção em caso que se verifique esse risco, deve ser adquirido uma almofada anti escaras. No mercado existe muita variedade em diferentes matérias como espuma ou visco elástico e as de melhor qualidade em visco gel.
Com estas ajudas vamos reduzir a pressão existente na região perineal que é exercida quando se passa longos períodos sentado .

Calcanheiras

Um dos locais onde surgem normalmente ulceras de pressão nos idosos é nas proeminências ósseas, que são os locais alvos de maior pressão, um desses locais é os calcanhares. Para prevenir estas situações um boa solução é optar pela utilização de calcanheiras que se pode adquiri em qualquer loja de produtos ortopédicos ou de ajudas técnicas
calcanheiras

Camas articuladas

Um dos requisitos mais que necessários em qualquer espaço que acolha pessoas idosas é a existência de camas articuladas.

Estas permitem elevar as pernas, elevar a cabeceira e possuem grades para assegura a segurança física. NO mercado exitem vários modelos , alguns deles são camas elétricas articuladas e outras manuais com manivela para posicionar a elevação da cama seja a cabeceira ou os pés.

Pode existir instituições que não possuam , mas mais tarde ou mais cedo vão ser necessárias, a titulo de exemplo os idosos com o avançar da idade e com os seus problemas de saúde podem começar a ter as pernas inchadas , isso requer dormir com as pernas elevadas. Um outro caso como utentes com patologia do foro respiratórios como os DPOCs precisam de dormir com a cabeceira elevada.

Cadeira de Banho ou Higiene

Esta ajuda técnica não pode faltar nos lares , porque os idosos perdem a sua mobilidade e um cadeira própria para que estes se possam deslocar ao banho independentemente da sua mobilidade é um elemento essencial para garantir uma higiene cuidada .

Comentários / Feddback deste Lar