O dia mundial dos avós celebra-se anualmente a 26 de Julho. A data foi escolhida por ser o dia de Santa Ana e de S. Joaquim, pais de Maria, avós de Jesus Cristo e padroeiros de todos os avós. Vem afirmar o papel fundamental dos avós na família e sociedade em geral, afirmando a importância da experiência de vida; o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas sim no convívio entre as pessoas e com a natureza.
Diz-se que os avós são pais duas vezes, por serem parceiros dos pais na educação dos netos. Este convívio simboliza a continuidade das gerações e é uma forma de incutir aos mais novos respeito pelas gerações anteriores e a importância de escutar os avós, não só por serem pessoas mais velhas, como também para aprenderem o valor da experiência na tomada de decisões ao longo da vida
Aos pais…
Os avós devem ser vistos como uma peça fundamental na educação dos seus filhos. Reconheça a importância deste laço na construção da identidade e formação dos mais novos, estimulando esta convivência. Ao confiarem as crianças aos vossos pais, vão fazer não só com que os seus filhos respeitem e valorizem os mais velhos, mas também com que os mais velhos se sintam úteis e continuem a ter objectivos de vida.
Por exemplo, uma atividade que pode ser muito divertida e instrutiva para toda a família é conhecer o percurso de vida dos seus pais. Organize reuniões com a família em que os avós descrevam suas experiências, história de vida e partilhe fotografias se possível, para que os mais novos vejam que os seus progenitores já fizeram o percurso que eles ainda vão trilhar.
A família conhecerá as suas origens. Pode filmar e fotografar, ou até mesmo construir um livro com as fotos, vai criar lembranças que durarão toda uma vida e perdurarão em gerações vindouras.
Aos avôs…
Ser avô é uma fase da vida que deve estar cheia de satisfações e diversão. De acordo com o papel desempenhado na vida dos seus netos, as suas atividades e responsabilidades serão distintas. Se vêem os netos periodicamente, exclusivamente como visitas, o papel é claro: “somos avós e como tal o nosso papel é de mimálos”, em toda a extensão da palavra Porém, se são presença diária, a vossa função é educar. Assim assumem o papel de “pais secundários” e a disciplina e autoridade devem ser aplicadas, sendo mais esporádicos os momentos de diversão. Assumir este papel ir-vos-á trazer consequências como o dilema de querer mimar o neto versus a disciplina, o possível desacordo que possa existir entre a vossa educação e a dos pais e o reconhecimento de que os vossos projetos pessoais passam para um segundo plano. As dificuldades irão surgir mas primeiro estão as crianças e a importância de os ajudarem a ser adultos seguros e confiantes.
Aos netos…
Os vossos avós já cumpriram com a função de pais e no papel de avós ir-vos-ão aconselhar o melhór possível. Partilhem com eles os vossos conhecimentos, assim como eles vos transmitem a sua sabedoria. Devem respeitar e aceitar os limites com agradecimento. Não se isolem em casa, presos ao computador, aos jogos ou redes sociais, procurem o contacto com a natureza.
O que realmente vos fará desenvolver como pessoas íntegras e felizes, será aprender a relacionarem-se melhor com a vida diária; para isso, não existe aparelho que proporcione esta habilidade, a não ser o contacto, a experiência e a partilha.
A todos lembrem-se: a experiência é uma “escola” que deve ser compartilhada!