Portugal nos cinco piores no tratamento aos mais velhos

No Diário de Noticias de 10 de Julho de 2011 surge uma noticia algo constrangedora  sobre a população mais idosa. Essa noticia baseia-se numa listagem feita pelo jornal, onde traça que 53 países europeus, da OMS, como é o caso de Portugal Continental está no grupo dos cinco piores no tratamento aos mais velhos: 39% dos nossos idosos são vítimas de violência.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), instituição que procura entre outros processos analisar e avaliar através de um Relatório de Prevenção contra os Maus Tratos a Idosos, as ofensas dos últimos cinco anos contra os mais idosos, num cosmos de 53 países europeus, é clara: “Portugal tem um sério enigma no que preza aos maus tratos contra idosos.”
E o panorama é oprimido e dramático: quase 40% dos nossos idosos são vítimas de abusos. Desta lista negra fazem parte apenas mais quatro países: Sérvia, Áustria, Israel e República da Macedónia.
Nos dias de hoje, por cada dia que avança no mês e mesmo no ano, no continente Europeu, cerca de quatro milhões de pessoas idosas padecente de vexações, enxovalho, quer físico quer anímico. Estalada, socos, peanha, escaldadelas no físico e cortes intencionais são algumas das investidas mais comuns efectuadas sobre os mais velhinhos.
 

Deixar um Comentário

O seu E-mail não será publicado