OS PROBLEMAS DA TERCEIRA IDADE


São numerosos os problemas da terceira idade, que se apresentam e cuja solução exige uma atitude e um comportamento positivos, tais como:
Problemas relativos à saude. Não são tarefa apenas dos médicos de clínica geral: muitos casos são do domínio dos especialistas, dos geriatras e, até, dos geropsiquiatras, infelizmente ainda em número insuficiente.
Apoio e acolhimento. Quais são as diferentes formas de apoio ao domicílio, feito pelos centros de dia e mesmo lar de idosos? Quais são os hospitais necessários e quais será preciso especializar?
Casa de repouso. Como, onde e de que modo deverá ser concebida e decorada?
Sociabilidade. Quais são as carências afectivas das pessoas de idade e quais deverão ser as relações entre os diferentes grupos sociais? No seio da família, quais são as consequências do papel, por vezes excessivo, das pessoas idosas na educação das crianças e quais os riscos de minimização do papel dos pais ou daquilo a que J. A. Huet chama educação avuncular?
Trabalho. Quais as vantagens de uma prorrogação ou redução da vida activa ou reajustamento de formas especiais de trabalho domiciliar?
Ocupações e tempos livres. Nada há mais nocivo para o equilíbrio mental e para a saúde psíquica que a ociosidade, o tédio e a inacção das capacidades mentais.
Recursos e consumo. Vivemos numa sociedade de consumo, e as pensões baixas criam sub consumidores, impondo, deste modo, entraves à expansão económica. Haverá, segundo este ponto de vista, um consumo específico das pessoas idosas? Qual será então o seu peso na economia geral? Quais as tendências e quais poderão ser, neste caso, as vantagens ou os malefícios da publicidade?
Equipamento. É preciso encará-lo, não apenas à escala nacional, mas também regional e autárquica: de referir, nomeadamente, o equipamento de casas de repouso, lar de idosos, dispensários especializados, etc.
Problemas económicos. Qual é o peso das pessoas idosas nos orçamentos nacionais? Será preciso favorecê-las ou não em detrimento dos jovens’?
Será que a nossa sociedade está preocupada e mesmo interessada em reflectir e resolver os problemas da terceira Idade? Esta é uma questão que deixamos no ar e que todos devemos pensar, pois todos nós tendemos para o mesmo a terceira idade e os problemas que se traçaram em cima.
 
 
 

Deixar um Comentário

O seu E-mail não será publicado