O Perigo das Quedas na Terceira Idade

17/03/2013 Uncategorized

 
A nossa população está envelhecida e o perigo de quedas é uma realidade cada vez mais presente nas pessoas com mais de 65 anos.
Uma queda nesta faixa etária pode ter consequências graves com um eventual internamento e possível intervenção cirúrgica com uma grande mobilidade.
Uma queda em muitos casos é sinónimo, de uma institucionalização num lar de idosos ou casa de repouso ,  ou mesmo o recurso a apoio domiciliário, perda de entre outros do papel social e relacional, de matriarca de uma família e em muitos casos a morte.
queda
Perante esta situação é muito importante evitar essencialmente os perigos de quedas.
Veja aqui alguns conselhos:
– Cuidados como a higiene adequada
– Uma higiene cuidada aumenta a auto-estima e auto-cuidados e em muitos casos existe uma tendência para a depressão na terceira idade.
– Alimentação saudável
– Os idosos muitas vezes não tomam o pequeno almoço e as restantes refeições não são  a horas certas. Outra situação muito importante é beber muita água pois as pessoas de idade não gostam e em muitos casos encontram-se desidratadas. Em casos de desidratação podem surgir tonturas e visão turva em alguns casos o que pode originar uma queda na própria casa.
– Espaço físico Seguro
– Muitas vezes o sítio mais seguro que representa a nossa casa é o local onde ocorrem mais quedas. Nesse sentido é importante eliminar barreiras, como cadeiras fora do sitio, tapetes que escorregam, espaço amplo no corredor para deambular livremente, no fundo situações que podem colocar em risco a saúde.