Centros de Saúde nos lares de idosos para Vacinar contra a Gripe


20/11/2015 Facebook Twitter LinkedIn Google+ Noticias


idosos

Um projecto pioneira em Portugal pretende que os enfermeiros do centro de saúde se desloquem aos lares de idosos em todo o pais para vacinar contra a gripe todos os residentes nestes com idades acima dos 65 anos.

Para garantir que isto aconteça o Ministério da Saúde preparou uma campanha onde os profissionais se deslocam as estruturas residenciais para idosos para administrar as vacinas da gripe aos seus residentes e até aos cuidadores de idosos que lá trabalham.

Esta situação na prática pretende aumentar ainda mais a taxa de vacinação entre os idosos, pois até agora apenas 1 milhão de pessoas já foi vacinado num total de 1,2 milhões de vacinas disponíveis.

O que foi feito até ao momento foi as ARS disponibilizarem as vacinas de forma gratuita a cada lar de idosos, depois essas eram administradas pelos Enfermeiros que trabalham para estas instituições em regime de part-time ou a tempo inteiro.

Com esta iniciativa pretende-se assim chegar ainda a mais instituições que não tenham sido abrangidas e assim garantir que mais pessoas sejam vacinadas evitando uma grande afluência da população idosa as urgências no pico de incidência do Vírus sazonal da gripe como sucedeu no ano passado.

idosos

Comentários / Feddback deste Lar